Centro de Atividades Ocupacionais

O centro de atividades ocupacionais é uma resposta social de apoio a pessoas com deficiência intelectual e incapacidade, com vista à manutenção e desenvolvimento das suas autonomias pessoais e sociais, proporcionando o seu equilíbrio emocional.

Destinam-se a pessoas com deficiência intelectual e incapacidade, com idade igual ou superior a 16 anos, visam promover o bem-estar e a qualidade de vida, as competências funcionais, a valorização familiar e comunitária, assim como, sempre que possível, a sua ocupação socialmente útil.

Tem como principal objetivo integrar e incluir a população a que se destina. As ações / atividades são pensadas numa lógica de grande interação com o exterior e a comunidade em geral, desenvolvendo-se nesta resposta social parte significativa das atividades de cariz ocupacional, motor e terapêutico.
Procura-se que cada um desfrute das atividades planeadas e a desenvolver, até porque, são pensadas tendo em conta o perfil individual de cada cliente, e indo ao encontro do seu Plano Individual (PI).
Promover e maximizar o desenvolvimento da autonomia pessoal e social dos clientes; valorizar as suas competências através do desenvolvimento de atividades ocupacionais e socialmente úteis; melhorar a sua qualidade de vida, respeitando as características e necessidades individuais e promover a integração sociofamiliar e comunitária, são os objetivos centrais do CAO e os pilares de toda a sua intervenção.
Naturalmente que, para além das atividades com objetivos específicos mais direcionados a cada cliente, são ainda realizadas diversas atividades de carácter lúdico, cultural e desportivo.

Assim, o Centro de Atividades Ocupacionais disponibiliza as seguintes atividades / serviços:

ATIVIDADES ESTRITAMENTE OCUPACIONAIS

(Desenho, pintura, expressão plástica, olaria, jogos didáticos, costura e lavores, outras atividades de lazer)

ATIVIDADES LÚDICO-TERAPÊUTICAS

(sessões de relaxamento, expressão corporal, dinâmicas de grupo, atelier de música, hidroterapia, educação física)

ATIVIDADES TERAPÊUTICAS

(snoezelen, atividades de destreza manual, estimulação sensorial, estimulação cognitiva)

ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL

(atividades de vida diária, estimulação cognitiva, reuniões de clientes, apoio individual)

ATIVIDADES RECREATIVAS E CULTURAIS

(saídas ao exterior, comemoração de datas festivas e aniversários, entre outros)

De acordo com os perfis, necessidades e expectativas dos clientes, contamos na instituição com uma equipa multidisciplinar, constituída por especialistas em diferentes áreas do conhecimento – serviço social, psicologia, enfermagem e terapia ocupacional -, que de forma articulada, atuam em prol do desenvolvimento das suas competências contribuindo para a sua satisfação e aumento da sua qualidade de vida.

Esta equipa vai sendo reforçada com a intervenção de outros profissionais, na sequência dos protocolos e parcerias estabelecidas com outras entidades, nomeada e designadamente, com a Câmara Municipal.

Naturalmente que para além das atividades aqui discriminadas, disponibiliza serviços que facilitam e possibilitam a frequência deste espaço e o seu bem-estar e conforto, através da disponibilização do Serviço de transporte e Serviço de Apoio a terceira pessoa (administração terapêutica, alimentação, higiene pessoal, sempre que necessária, bem como acompanhamento a consultas e exames médicos, sempre que solicitado pelos familiares e outros significativos).

Quanto às infraestruturas, é de referir que o Centro de Atividades Ocupacionais funciona numa moradia arrendada para o efeito, contando com 3 salas de atividades, 1 sala de leitura e de bem-estar, 1 refeitório, 1 copa, 3 wc’s e 1 gabinete técnico. No exterior tem uma área de cultivo e um alpendre onde funciona o atelier de olaria.

Como é compreensível, uma parte significativa das atividades decorrem no exterior.

Coordenadora – Joana Silva (terapeuta ocupacional) – joana.silva@appacdm-albergaria.com