O centro de atividades ocupacionais é uma resposta social de apoio a pessoas com deficiência intelectual e incapacidade, com vista à manutenção e desenvolvimento das suas autonomias pessoais e sociais, proporcionando o seu equilíbrio emocional.
Destinam-se a pessoas com deficiência intelectual e incapacidade, com idade igual ou superior a 16 anos, visam promover o bem-estar e a qualidade de vida, as competências funcionais, a valorização familiar e comunitária, assim como, sempre que possível, a sua ocupação socialmente útil.
Tem como principal objetivo integrar e incluir a população a que se destina. As ações / atividades são pensadas numa lógica de grande interação com o exterior e a comunidade em geral, desenvolvendo-se nesta resposta social parte significativa das atividades de cariz ocupacional, motor e terapêutico.
Procura-se que cada um desfrute das atividades planeadas e a desenvolver, até porque, são pensadas tendo em conta o perfil individual de cada cliente, e indo ao encontro do seu Plano Individual (PI).
Promover e maximizar o desenvolvimento da autonomia pessoal e social dos clientes; valorizar as suas competências através do desenvolvimento de atividades ocupacionais e socialmente úteis; melhorar a sua qualidade de vida, respeitando as características e necessidades individuais e promover a integração sociofamiliar e comunitária, são os objetivos centrais do CAO e os pilares de toda a sua intervenção.
Naturalmente que, para além das atividades com objetivos específicos mais direcionados a cada cliente, são ainda realizadas diversas atividades de carácter lúdico, cultural e desportivo.
Assim, o Centro de Atividades Ocupacionais disponibiliza as seguintes atividades / serviços: