História

A APPACDM

A APPACDM nasceu em Lisboa, em 1962. Trata-se de um movimento associativo que tem a sua génese em duas mulheres: Sheila Stilwell, mãe de uma criança com trissomia 21, e a Dr.ª Alice de Mello Tavares, pedopsiquiatra. E rapidamente se espalhou por todo o pais.

A APPACDM de Albergaria-a-Velha surge da necessidade de criar no concelho uma estrutura de apoio local à pessoa com deficiência, visto não existir qualquer tipo de resposta para estes cidadãos.

Inicia as suas actividades a 1 de Fevereiro de 2000 em instalações arrendadas sitas em Soutelo, freguesia da Branca, concelho de Albergaria-a-Velha com: 10 utentes, 1 técnica de Serviço Social e 4 auxiliares de acção social.

Apoia jovens e adultos de ambos os sexos com idade superior a 18 anos. Todos possuem na sua estrutura funcional, problemas do foro psíquico, emocional e físico, bem como alterações de ordem orgânica que provocam diversos tipos de deficiência mental.

Ao implementar uma política de reabilitação e integração social das pessoas com deficiência, pretende fundamentalmente assegurar condições de equilíbrio físico e psicológico através do desenvolvimento de actividades ocupacionais. Desenvolvem-se: A.V.D. (actividades de vida diária), Socialização , Fisioterapia, Trabalhos Manuais e Música. Estas actividades visam a valorização pessoal e aproveitamento das capacidades remanescentes no sentido de manter os nossos jovens e adultos activos e interessados.

Propõe-se oferecer todo um conjunto de respostas com vista a melhorar a sua qualidade de vida e ainda, desenvolver aptidões que lhes permitam adquirir determinados conhecimentos no sentido da sua autonomia e integração social.